19.12.04

Dieta Natural K a Q

*
Katchori
Toda as glórias a Srila Prabhupada! (O prato favorito de Sua Divina Graça)
450 gramas de farinha de trigo
100 gramas de manteiga ou 1/2 xícara de ghee
1 e 1/2 colher de chá de sal
água morna
200 grs de urad dahl ( são os feijões partidos tipo dahl- tipico na cozinha indiana - existe dahl de vários tipos de legumiosas , como por ex. ervilha)
1 colher de chá de curcuma
1/2 colher de chá de sementes de cominho
1/2 chá de anis moído
1/2 colh de chá de gengibre em pó
1 pitada de assafétida
1 colher de chá de coentro fresco picado
o sumo de 1 limão
ghee para fritura
Misture a farinha com o ghee ou manteiga e 1 colher de chá de sal. Junte água morna aos poucos, sovando até obter uma massa mole. Cubra com um pano úmido e deixe descansar.
Deixe o dahl de molho por 5 horas e bata no liquidificador com um pouco de água. Aqueça o ghee e doure o cominho e os temperos em pó. Despeje o dahl batido, o coentro e o sumo do limão. Acrescente o sal, misture bem e deixe esfriar.
Divida a massa em pequenas bolinhas e abra-as com um rolo. Recheie e feche em forma de trouxinhas. Achate-as com as pontas dos dedos e passe o rolo novamente, com cuidado, para que não se abram.
Frite em ghee quente até dourarem. Antes de servir, frite novamente em fogo alto por 15 a 30 segundos.

Kibe de queijo assado
1 xícara (chá) de trigo para quibe, lavado e escorrido 2 colheres (sopa) de azeite 500 g. de queijo fresco ralado grosso (pode substituir metade da quantidade por tofu) 1 colher (chá) de sal 1 maço de cheiro verde picado 10 folhas de hortelã picadas
Deixe o trigo de molho em água quente enquanto prepara os demais ingredientes. Coloque numa forma refratária untada todos os ingredientes bem misturados. Marque losangos com uma faca molhada. Se desejar coloque metades de castanhas de caju no meio de cada losangulo. Regue com azeite e asse sem cobrir durante 45 minutos. Se dourar muito, cubra com papel-alumínio.
Sirva com limão.

Kibe Frito

3 xícaras de triguilho
1 limão
3 batatas
1 xícara de hortelã
1 colher de chá de cominho em pó
1 colher de chá de pimenta do reino
1 colher de sopa de sal
Cubos de mussarela
1/2 xícara de azeitonas
Óleo para fritar
Modo de fazer:
Coloque o triguilho de molho na água fria por 15 minutos, escorra e deixe secar. Coloque as batatas sem a casca para cozinhar, deixe esfriar e esprema, junte todos os ingredientes, menos a mussarela, e misture bem. Se quiser acrescente nozes moídas.
Forme os quibes e recheie com pequenos cubos de mussarela. Aqueça o óleo e frite poucos de cada vez. Sirva com limão.

Kibe Frito ou Assado

4 cenouras
3 pimentões
salsinha picada
orégano
pimenta dedo de moça
açafrão (só um pouco pra dar uma cor e sabor)
hortelã

Deixe o kibe de molho uma hora. Esprema e tire toda água, depois coloque numa vasilha.
Rale as 4 cenouras, pique os 3 pimentões, a salsinha, a pimenta dedo de moça (pimenta vermelha) e o hortelã e junte tudo com o açafrão em pó e o kibe na vasilha, coloque sal a gosto e misture tudo muito bem.
Depois de tudo misturado, misture a massa novamente com um pouquinho de farinha só para dar liga, e ai é só assar ou então fazer as bolinhas e fritar.

Kitri(sopa) de dahl ( ervilha partida) e arroz

200 gramas de ervilhas partidas1 pimentão verde partido em cubinhos1/2 couve-flor ou brócolis partidos em florzinhas3 colheres de manteiga ou ghee2 pimentas vermelhas dedo de moça3 folha de louro1 colher de chá de curry1 colher de cha de cominho1 de canela1 colher de sobremesa de gengibre ralado1 pitada de assa-fétida1 xícara de arroz lavado e escorridosal marinho
Modo de PreparoCozinhe a ervilha partida com o louro,
uma colher de ghee ( além das 3) e sal,
até que tudo esteja bem macio e com caldo bastante.Aqueça o ghee à parte e em seguida coloque a assa-fétida.
Deixe exalar o perfume. Junte a pimenta, o gengibre,
o pimentão, acrescente a couve-flor, uma xícara de arroz,
tampe e deixe cozinhar. Acrescente colocando água
sempre que achar necessário até que a couve-flor
e o arroz estejam macios. Junte a ervilha previamente
cozida e deixe ferver por mais 2 ou 3 minutos


Lasanha de tofu e espinafre

1 pacote de 250g de lasanha integral ou comum 1 litro de molho de tomate para macarrão
Recheio
400g de tofu (queijo de soja) ou pode-se usar qualquer outro tipo de queijo300g de espinafre, cozido e picado 1 colher de chá de orégano seco 1/2 colher de chá de manjericão seco
Escorra levemente o tofu, mas não esprema toda a água. Bata no liquidificador até ficar uma pasta macia. Passe para uma terrina e junte os outros ingredientes do recheio, mexendo bem.
Para montar a lasanha, cubra de molho o fundo de um pirex retangular de 23x33cm. Coloque 1/3 da massa de lasanha (crua) e depois 1/2 xícara de molho. Coloque metade da mistura de tofu por cima e cubra com mais 1/2 xícara de molho. Faça outra camada com 1/3 da massa de lasanha. Pressione com firmeza sobre o recheio. Repita as camadas: 1/2 xícara de molho, mistura de tofu, 1/2 xícara de molho, massa de lasanha. Pressione de novo.
Com o restante do molho, cubra inteiramente toda a massa. Tampe o pirex (ou cubra com papel de alumínio) e asse por 40 minutos em forno pré-aquecido a 180graus. Destampe e continue a assar por mais 20 minutos. Corte em quadrados para servir.

Lassi Mithi (Bebida doce a base de iogurte)
3/4 litro de iogurte1/2 litro de agua gelada120 gramas de açucar1 e 1/2 colher de cha de agua-de-rosasMisture todos os ingrdientes para obter uma bebida saborosa. A agua-de-rosas e o cardamomo pode ser substituido por 200 gramas de frutas vermelhas amassadas (ou batida no liquidificador), ou 2 colheres de xarope de menta, groselha, etc. Se prefirir acrescente pedacinhos de gelo

Lassi Namkin (bebida salgada de iogurte)

3/4 litro de yougurte
1/2 litro de água
3 colheres de sopa de suco de limão
1 colher de chá de cominho ( sementes tostadas e moidas)
1 colher de chá de sal

Separe o cominho moído. Misture todos os ingredientes numa jarra. Sirva frio ou a temperatura ambiente, guarnecido com o cominho.

Leite de aveia

2 colheres de sopa rasa de aveia em flocos200 ml de água
Deixe a aveia em flocos de molho 6 horas, depois bata no liquidificador com melado, malte ou stévia

LEGUMES NA MANTEIGA
1 Chuchu
1 cenoura
2 batatas
300 grs de abóbora
3 colheres de sopa de manteiga
salsinha a gosto
Descasque e cozinhe os legumes até deixá-los tenros mas sem passar do ponto. Corte em cubos mais ou menos do mesmo tamanho. (Recomendo cozinhar em banho maria para que não percam sabor e nutrientes).
Numa frigideira morna colocar a manteiga e quando a mesma derreter colocar os legumes bem escorridos e sequinhos. Se gostar salpique um pouco de pimenta do reino à gôsto. Mexer com cuidado para não esfarelar, virando de todos os lados. Em 2 ou 3 minutos estará pronto.
Salpique salsinha e desligue o fogo.
Varie os legumes á vontade. A mandioquinha preparada da mesma forma é deliciosa. Junto aos demais ou ela somente.

Macarrão

O suco de 4 limões
1 litro de água ( ou pouco mais dependendo da tamanho dos limões e sumo)
3 a 4 colheres de sp de açucar
3 colheres de chá de água-de-rosas
1 pitadinha de sal

Misture tudo muito bem. Sirva bem gelado e com rodela de limão enfeitando.

Pode ser frito antes de cozinhar que fica muito bom

Molho: picar pimentão e salsinha.
Picar o tomate ou massa de tomate e colocar na panela com um pouco de óleo e fazer um molho temperando a gosto. Tumerique, cominho, assafétida, pimenta seca vermelha.
Ferver tudo por 10 minutos e depois de misturar tudo pode-se colocar pedaços quadrados de provolone.

Maionese de Legumes
5 batatas, 4 cenourasPedaços de couve-flor2 tomares, 1 pimentão1 lata de creme de leite5 colheres de sopa de azeite de olivasuco de 2 limõeságua e salModo de PreparoPique todos os legumes e verduras cozidos.
À parte, bata no liquidificador o creme de Leite,
o azeite, o sal e o suco de limão.
Misture esse creme as verduras e sirva frio

Maionese sem ovos

1 copo de leite
1 colher de chá de suco de limão
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de óleo (evite óleo de soja prefira girassol ou canola)
1 temperos a gosto (uma colher de chá de curry, ou uma de orégano e/ou uma de coentro e/ou salsa picadinha; sinta-se a vontade para improvisar mas nunca use alho ou cebola)
Misture todos os ingredientes (menos o óleo) no copo do liquidificador, na ordem da receita. Ponha para bater, abra a tampa do copo e vá acrescentando o óleo devagar. Quando o buraco no centro da massa se fechar, estará no ponto da maionese.
Como variação, você pode acrescentar também um pedaço de legume cozido para bater junto e obter uma cor diferente. Adicionando um pouco de beterraba, a maionese ficará rose. Com um pouco de cenoura ficará amarela e com um pouco de espinafre a deixará verde.
Essa receita você pode usar como maionese mesmo ou passar no pão, pôr em cima da salada ou misturar com legumes.

Malpure (doce delicioso)

Farinha
Fermento químico (pó Royal)
Manteiga (só um pouquinho)
Açucar a gosto

Misture todos os ingredientes acima com água morna deixando uma massa bem mole (tipo massa de bolinho de chuva).
Faça bolinhas pequenas (mais ou menos do tamanho de bom-bons) e frite até ficar dourada. Cinco minutos antes de servir coloque todas as bolinhas dentro do yogurte natural adoçado.

Manjar branco

- 1 litro de leite
- 1 vidro pequeno de leite de coco (200ml)- 4 colheres de sopa de maisena- 1 xícara de açúcar cristal- coco ralado e ameixas pretas para decorar
Dissolva bem a maisena no leite de coco. Junte todos os ingredientes numa panela média. Leve em fogo alto até ferver. Abaixe o fogo e conte três minutos. Mexa sempre para não grudar ou empelotar. Deslique o fogo e mexa esta mistura até esfriar completamente para não ficar com "casquinha". Despeje em forma para pudim ou em taças pequenas. Decore. Leve à geladeira por no mínino duas horas antes de servir.

Massa para Esfihas

- 3 tabletes de fermento para pão (biológico)- 425ml de água morna- 200ml de óleo de milho- 1 colher de sopa de açúcar cristal- 1 colher de sopa de sal marinho- 800g de farinha de trigo Dissolva o fermento no açúcar, no sal e misture bem.Junte a água e o óleo. Adicione a farinha aos poucosmexendo sempre com as mãos. Esta massa não precisa sersovada nem descansar.Numa mesa ou pia enfarinhada abra a massa com a ajuda de
um rolo de madeira. Se quiser fazê-las abertas corte amassa com a boca de um copo grande se quiser fechadascorte em círculos grandes, recheie, feche e leva paraassar em forno médio preaquecido por 15 minutos.
Você pode rechear as esfihas com espinafre refogado comnozes, molho de tomate, palmito, seleta de legumes ougrão-de-bico com zatar

MITHA SAMOSAPasteizinhos de maçã
300 gramas de farinha de trigo3 colheres de sopa de ghi5 maçãs descascadas e fatiadas1 colher de chá de canela em pó1/4 colher de chá de gengibre em pó1 colher de chá de açúcarghi ou óleo de girassol para frituraágua morna
Refogue as maçãs na manteiga e junte a canela e o açúcar. Mantenha cozinhando até obter consistência de geléia. Misture a farinha e o ghi, e junte a água morna aos poucos, sovando até obter uma pasta com consistência de massa de torta. Cubra com um pano úmido e deixe descansar por 30 minutos.Aqueça o ghi. Sove a massa um pouco mais e divida-a em bolinhas do tamanho de uma noz. Com um rolo, abra a massa em círculo, recheie e feche juntando as bordas. Como acabamento, faça pequenas dobrinhas em toda a borda. Frite em ambos os lados em fogo médio até dourarem. Sirva quente, polvilhadas com açúcar de confeiteiro, ou fria, cobertas com algum tipo de calda de frutas.

MORTADELA VEGETAL CASEIRA

1 kg de glúten cru - 1 xícara de feijão soja cozido - ¼ xícara de leite de soja natural- 2 pimentões - 1 ou 2 folhas de louro – folhas de hortelã – 1 xícara de castanha-do-pará ou outra de sua preferência, desde que seja crua - sal a gosto.
Passe todos os ingredientes na máquina de moer. Acrescente ½ xícara de azeite e um pouco de shoyo (+ ou – meia xícara). Misture bem e coloque a mistura bem prensada em uma lata vazia (claro!) de doce em calda untada, aperte bem, feche a lata e leva para ferver em banho-maria, em panela de pressão, por 45 minutos. Não esquecer de colocar água suficiente para o cozimento. Tire as bordas da lata e corte em fatias. Dicas: Use como hambúrguer, fatiado e assado com molho de sua preferência.

Nhoque de batatas

1 kg de batatas300g de farinha de trigo1 colher de salCozinhe as batatas com casca. Descasque e passe pelo espremedor.Enquanto as batatas estiverem mornas, misture a farinha de trigo.Junte sal. Coloque sobre uma superfície polvilhada com farinha eamasse levemente. Faça tiras compridas que tenham 2 cm dediâmetro e 25 cm de comprimentos. Corte em pedaços de 2 cm. Nahora de servir coloque os pedaços de nhoque em água fervente.Cozinhe até que subam à superfície. Escorra e coloque numa vasilhaaquecida. Salpique com queijo ralado e, por cima, coloque molho detomate ou qualquer outro molho que preferir.

NHOQUE VEGETARIANO, SEM OVOS

2 xícaras de leite-de-coco
2 xícaras de leite de soja
1 maço de cheiro-verde, picado
150 gramas de semolina
um pouco de sal
Mexer com colher de pau, em fogo brando, até que a massa se solte da panela. Ajeitar a massa em mármore ou numa mesa lisa, bem limpa; afine essa massa, trabalhando-a com uma faca ou espátula, até ter uma espessura de 1 centímetro. Cortar pequenos pedaços ou bolinhas; acrescentar molho fresco, de tomate, p. ex., e assar no forno por 10 ou 15 minutos.

OVOS (para bolo e frituras)

Existem outras milhares de receitas
comuns que podem ser adaptadas
à uma dieta lacto-vegetariana.
Porém, é preciso saber como
escolher as receitas e como adaptá-las.

ESCOLHER AS RECEITAS

Leia a receita com cuidado e
veja a proporção de farinha
usada para cada ovo. Escolha receitas
que levem apenas 1 ou 2 ovos e
pelo menos 200 gramas
(2 xícaras) de farinha.

Num bolo, os ovos têm duas funções
básicas:
ligar os ingredientes e dar ao
bolo uma consistência leve.

As substituições abaixo servem para a maioria
das receitas para bolos que
levam poucos ovos.
Sempre misture os ingredientes molhados
que a receita leva.

PARA BOLOS COMUNS

- Substitua cada ovo por:
* 2 colheres de sopa de leite
* ½ colher de suco de limão
* ½ colher de bicarbonato de sódio

PARA BOLOS DE TABULEIRO
- Substitua cada ovo por:
* 2 colheres de sopa de leite ou de creme de leite
* 1/4 de colher de chá de fermento em pó

Substitua a manteiga por:
* o mesmo peso em óleo de arroz, girassol ou milho

Para BOLOS DE FRUTAS -
Substitua cada ovo por:
* 1 colher de sopa de farinha de soja
* 1 colher de chá de araruta
* 2 colheres de soja de água

Para empanar
( ótima substituição da clara de ovo para salgadinhos)
Uma das dificuldades para os iniciantes
na cozinha vegetariana é a
questão do empanar antes de fritar.
O segredinho é bastante simples:
faça um mingau leve de água com
farinha de tapioca.
Quando estiver frio mergulhe o salgadinho,
ou legume, passe no pó ( farinha) de rôsca e frite.

PAKORAS

fatias finas de abobrinha
fatias finas de berinjela
tiras de pimentão
buquês de couve-flor
massa
2 xic. de farinha de trigo
1/2 xic. de farinha de grão de bico peneirado
1 colher de chá de salsinha picada
1 colher de sobremesa de cúrcuma
1 colher de sopa rasa de sal...
e agua
Modo de preparo
misture os ingredintes da massa e acrescente agua ate obter uma massa mole (ponto de massa de panquecas). passe os legumes pela massa e frite-os em ghee pre-aquecido até q dourem e estejam macios

Pakoras e Couve -flor

¾ xicara de farinha de grao de bico
¼ xicara de farinha de milho
½ colherinha de pó royal
1colherinha de pimenta vermelha
1 colherinha de asafetida
½ colherinha de curcuma
1½ colherinha de sal
1 colher de óleo de oliva
até meia xicara de agua
ghee o óleo para fritar
½ couve-flor grande dividido em +_ 30 arvorezinhas

Juntar as 2 farinhas, o pó royal, pimenta vermelha, curcuma e sal. Agregue a colher de óleo de oliva e misture com suficiente agua como para formar uma masa suave com a consistencia de um crême fino.

Esquentar o ghee e o óleo em uma panela para fritar.Quando já estiver quente, mergulhar de 6 a 8 pedaços de couve-flor no óleo.

Fritar os pedaços de couve-flor, colocados de molho na massa, durante 3 o 4 minutos, o até fiquem crocantes e dorados. Retirar y deixar escurrer sobre una toalla de papel. Repita a operaçao até terminar a couve-flor.

Servir as pakoras acompanhadas com chutney ou molho apimentado.

Panquecas

Recheios sugestões

Para as doces:
- geléias
- doce de abóbora com côco ( receita já foi passada)
- dice de côco

Para as salgadas:

- ricota com espinafre
- creme de milho e queijo
- refogado de legumes e verduras variadas
- muzzarela e milho

Crie e invente variados recheios.
Para as salgadas fazer um molho bechamel ( tb receita já dada para o chuchu gratinado) ou um molho de tomates. Despejar por cima. Polvilhar queijo ralado e levar ao forno para gratinar.

Pão Massa que serve para pizzas, samossas e fogassas

1k farinha
50 g fermento biológico (fermento de padaria)
100 ML de manteiga ou óleo (menos de soja)
sal a gosto
(opcional) 300 g farelo ou fibra de trigo

amassar com aguar morna

Pão com Fermento Natural

Coloque em um vidro com tampa de plastico
500 grs de água
2 colheres e meia de açucar cristal
2 colheres de farinha de trigo comum
meia colher de sal
coloque a tampa por cima sem fechar
uma vez por dia você deve mexer essa mistura com uma colher de pau
Após 4 dias essa mistura se transforma em fermento para 2 kilos de pão

Fazendo o pão

500 grs de fermento natural (mistura acima)
6 colheres de açucar
1 copo de óleo
Farinha até dar o ponto
Misture a massa a noite, cubra bem com pano e deixa descansar
No dia seguinte de manhã enrole os pães e deixe crescer até a tarde
Depois é só assar (no frio o pão pode demorar até 2 dias para crescer)

Pão de azeitonas

Ingredientes
- 1 tablete de fermento biológico- 2 xícaras de água- 1 colher de sopa de suco de limão- 6 xícaras de farinha de trigo- 1/2 xícara de azeitonas verdes ou pretas sem caroço e picadas- 1 colher de sopa de orégano- uma pitada de sal e pimenta

Modo de preparo

Dissolva o fermento na água e misture o suco de limão. Numa tigela coloque a farinha, as azeitonas, o sal, a pimenta e o orégano. Misture bem e por útlimo coloque o líquido. Sove sobre uma pia ou mesa enfarinhada até obter uma massa lisa e elástica. Divida a massa em dois pães achatados e coloque-os em assadeiras untadas. Deixe crescer dentro do forno por pelo menos uma hora e meia. Asse os pães em forno preaquecido por 25 minutos ou até que estejam dourados. Espere esfriar antes de servir.

PÃO DE LÓ DE LIMÃO

1 xícara de farinha, ½ xícara de maisena,
2 colheres de chá rasas de fermento em pó,
1 xícara de açucar, ½ xícara de iogurte,
½ xícara de leite, a casca ralada
e o suco de um limão.

FORNO: 180ºC - MÉDIO
TEMPO DE COZIMENTO: 25 MINUTOS

Numa tigela, peneire a farinha,
a maisena, o açucar e o fermento.
Numa outra tigela, misture o leite,
o iogurte, o óleo, o suco e a casca
ralada de limão. Misture o conteúdo
das duas tigelas e bata com uma
colher de pau por dois minutos.
Leve ao forno por 25 minutos.
Verifique se o centro está seco.
Se não estiver, deixe no forno por mais
alguns minutos. Deixe o bolo esfriar
por uns dez minutos antes de
tirá-lo da forma. Deixe esfriar
completamente antes de cobrir.

SUGESTÃO PARA COBERTURA:
Glacê de limão

PÃO DE MILHO
1 xíc. de fubá
1 xíc. farinha de trigo integral
1 colher de fermento em pó
1/4 de xíc. de óleo
– 1 xíc. de leite de soja
1/3 xíc. de melado de cana
Pré-aqueça o forno a 180º, misture os componentes em bacia e ponha em forma untada;
asse por 20 min.

Pão de queijo

1 Tablete de manteiga Paulista derretido2 pacotes de polvilho azedo150 gramas de queijo ralado.Leite (aproximadamente 2 copos) DESPEJAR AOS POUCOS até dar uma liga macia.Sal a gosto.Fazer as bolinhas.Rende quase 100 bolinhas (não tão pequenas)Congelar o que não for assar.
PÃO INTEGRAL

200g (2 xícaras) de farinha integral peneirada
3 colheres de chá rasas de fermento biológico
4 colheres de sopa de óleo de girassol
200 ml de água morna
1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar

Junte a água morna com o açúcar e o fermento e deixe descansar por alguns minutos até que borbulhe. Acrescente os demais ingredientes e amasse até que a massa fique lisa e homogênea. Cubra com um pano e deixe descansar por 30 minutos.
Amasse outra vez e ponha em uma forma untada e deixe descansar mais 20 minutos. Asse em forno médio até que doure por mais ou menos 20 minutos.

PÃO INTEGRAL COM FARELO DE AVEIA

2 xíc. farinha de trigo integral fina
1/2 xíc. farinha de trigo
1 xícara de Farinha de Glúten
1 xícara de Farelo de Aveia
50 g de fermento granulado
2 c. (sopa) de Extrato de Soja
1 / 2 colher (café) de Sal Moído
1 xícara de açúcar comum ou demerara
1/2 xícara de óleo
Misturar todas as farinhas, o fermento, o açúcar e incluir leite morno e o óleo, trabalhar a massa até ficar homogenia e não grudar na mão, deixar descansar cerca de 20 minutos. Assar em forno baixo +-30 min.
Pão Integral de 3 minutos

4 copos (250 ml) de farinha de trigo integral fina 1 colher rasa de sobremesa com fermento biológico {desidratado} ou 1 colher rasa de sopa com fermento biológico fresco 1 colher rasa de sobremesa com sal marinho natural Aproximadamente 2 ½ copo d'água morna Misturar a farinha, o fermento e o sal. Acrescentar água aos poucos mexendo com uma colher. Untar a forma ou tabuleiro com óleo e polvilhar com farinha. Colocar a massa na forma, ocupando até a metade da mesma. Deixar crescer até dobrar de volume. Assar em forno quente por aproximadamente 35 minutos.
Pãozinho de Liquidificador
2 tabletes de fermento biológico
1 xícara de leite de soja ou água
1/2 xícara de açúcar
3 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de sopa de margarina
uma pitada de sal
Coloque no copo do liquidificador o fermento, a água ou o leite, o açúcar, o sal, a margarina e 1/2 xícara de farinha de trigo. Bata até ficar uma mistura homogênea. Coloque numa tigela e junte o resto da farinha. Sove bastante até obter uma massa lisa. Faça bolinhas menores que a palma da mão e coloque-as numa assadeira sem untar. Deixe crescer por 1 hora dentro do forno. Não deixe as bolinhas muito perto uma das outras e nem muito grandes porque elas irão dobrar de tamanho. Pré aqueça o forno e asse os pãezinhos por 30 minutos, ou até que a parte inferior esteja morena.

Pastel de legumes
02 xícaras (chá) de farinha de trigo02 colheres (sopa) de azeite de oliva espanhol01 colher (chá) de sal02 xícaras (chá) de brócolis cozido01 xícara (chá) de milho verde cozido01 xícara (chá) de palmito picadoAzeite de oliva espanhol para fritar (ou qualquer outro tipo de óleo que não tenha soja)
Misturar a farinha de trigo, o azeite de oliva espanhol, o sal e 10 colheres(sopa) de água quente. Sove bem até a massa ficar lisa; Deixar descansar por20 minutos.Abrir a massa, bem fina, em uma superfície lisa enfarinhada e cortar 12retângulos. Rechear os pastéis com a mistura de brócolis, milho e palmito.Fechar os pastéis e passar o garfo nas laterais. Fritar no azeite de olivaespanhol, bem quente, e colocar em papel absorvente.

PASTEL DE MAÇÃ
300g de farinha de trigo integral
300g de manteiga clarificada
5 maçãs descascadas e fatiadas
1 colher de chá de canela em pó
1/4 de colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de açúcar mascavo
Manteiga clarificada para fritura
Água morna

Refogue as maçãs na manteiga e junte a canela e o açúcar. Cozinhe até obter consistência de geleia, depois misture a farinha e a manteiga clarificada. Junte água morna aos poucos, sovando até obter uma pasta com consistência de massa de torta. Cubra com um pano úmido e deixe descansar por 30 minutos. Aqueça a manteiga clarificada, sove a massa um pouco mais e divida-a em bolinhas do tamanho de uma noz. Com um rolo, abra a massa em círculo, recheando e fechando as bordas. Frite de ambos os lados, em fogo médio, até dourar. Sirva quentes, ou frios, cobertas com algum tipo de calda de frutas.

patê de berinjela (esta receita rende 500 ml)
2 berinjelas gds, meio pimentão verde, 2 colheres de sopa de maionese s/ ovos (superbom), 1 colher de sopa de mostarda, 1 pitada de assafétida, salsinhas picadas a gosto e sal a gosto.descasque a berinjela, corte em rodelas e ferva até ficar macia o suficiente para ser moida no liquidificador, escorra bem a água e coloque a berinjela juntamente com os outros ingredientes no liquidificador , bata tudo, esta pronto é só oferecer a Krishna!!!!!!

Pizza com banana e mel

Massa 350 gr de farinha de trigo 15 gr de fermento biológico 185 ml de água morna 1 colher de sopa de azeite de oliva 1 colher de chá de sal Recheio 4 bananas 30 gr de manteiga 3 colheres de sopa de mel ½ xícara de chá de nozes Chantily e mel a gosto
Massa: Coloque a farinha de trigo e o sal em uma tigela grande. Em uma tigela menor misture o fermento biológico com um pouco de água; coloque em um lugar quente até ficar espumoso. Acrescente o fermento líquido à farinha juntamente com a água restante e o azeite. Misture até formar uma massa macia; sove em uma superfíce enfarinhada por 10 minutos. Coloque em uma tigela untada, cubra e deixe em lugar quente por 45 minutos ou até dobrar de tamanho. Sove a massa até desprender da mão. Unte uma fôrma de pizza de 30 cm, coloque a massa no centro e estique-a até as bordas com a mão fechada . Puxe as extremidades para criar uma borda. Preaqueça o forno a 220ºC. Recheio : Pincele a massa com manteiga derretida. Em uma tigela, amasse 2 bananas com o mel. Cubra a base da pizza. Fatie as outras bananas e disponha sobre a pizza. Pincele com a manteiga derretida restante. Leve ao forno por 20 minutos, até a massa ficar crocante e dourada. Salpique a pizza com as nozes picadas e sirva com chantily e mel.

Pudim de chocolate e banana

- 1 e 1/2 xícara de leite de soja caseiro ou leite comum- 2 colheres de sopa de amido de milho ( maizena)- 1 colher de café de essência de baunilha- 1/4 de xícara de melado de cana ou mel - 1/4 xícara de cacau em pó, Querob ou Alfarroba ( substitutos do cacau ou chocolate)- 2 bananas amassadas
Modo de preparojunte todos os ingredientes (exceto as bananas) numa caçarola, leva ao fogo baixo mexendo sempre com uma colher de pau até ferver.
Assim que ferver continue mexendo até obter um creme grosso (mais ou menos 2 minutos). Retire do fogo e adicione as bananas. Coloque em taças individuais e leve à geladeira até ficar consistente.

Pudim de Iogurte
1 lata de leite condensado1 xicara de leite1 copo de iogurte de consistência firmemorangos ou pêssegos para decorarBata no liquidificador todos os ingredientes e coloque em forno médio por 20 minutos, deixe esfriar e leve a geladeira por 1 hora. decore e sirva.
PURI ( Pão Chato Frito )

250 g de farinha de trigo branca ou integral ( 2 1/2 xícaras )
1 colher de sopa de ghee
1 pitada de sal
Ghee para fritura ( óleo de milho, girassol ou canola )
1 colher de sopa de farelo de trigo
Água
Misture a farinha, o sal, o ghee e amasse, juntando água, até obter uma massa lisa, homogênea e firme.
Forme bolinhas de mais de 4 cm de diâmetro e abra-as com um rolo, em circulos pouco espessos. Mergulhe-os um de cada vez no ghee quente e logo que vierem á superfície, vire-os para que fritem o lado oposto. Deixe-os escorrer sobre papel absorvente.
Para obter um puri ainda mais saboroso, faça a massala puri, que leva variados temperos. Junte á massa 1/2 colher de chá cúrcuma e 2 pitadas de pimenta de caiena.
Não deve ficar duro, então não frite por muito tempo. Deixe inflar, vire uma vez e retire, para que fique maleável.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home