19.12.04



radioharekrishna.com



Abobrinha com molho de tomate

3 abobrinhas médias
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (chá ) de orégano
350g de purê de tomates
500g de mussarela fatiada
Sal, pimenta do reino e queijo ralado a gosto.

Corte as abobrinhas ao longo e ao meio. Numa travessa, coloque o azeite e por cima coloque as abobrinhas com o lado cortado para cima e salpique orégano, sal e pimenta. Junte o purê de tomates, tampe e cozinhepor 10 minutos. Cubra com a mussarela, aqueça até derreter e complete com o parmesão.

ABOBRINHA RECHEADA

Abobrinhas maduras
Arroz cozido(uma colher de sopa para cada abobrinha)
Soja temperada (duas colheres de sopa para cada abobrinha)
Azeite de oliva
Hortelã fresca
Corte as abobrinhas ao meio,no sentido do comprimento e tire a polpa cuidadosamente para não cortar a casca. À parte, misture os componentes e recheie as abobrinhas. Com essa mistura. você pode levar ao forno de duas formas: as abobrinhas abertas como um barquinho, ou as duas partes juntas amarradas com ramos de cebolinha crua. Leve ao forno coberto com molho de tomate por dez minutos.

ALMONDEGAS

2 e 1/2 xícaras (chá) de resíduo de soja
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de cheiro verde picado
1 cenoura ralada
sal (a gosto)- óleo de soja (fritura das almôndegas)
Molho
1 xícara (chá) de tomates picados sem sementes
2 colheres (sopa) de extrato de tomates
1 pimentão picado
2 colheres (sopa) de cheiro verde picado
3 colheres (sopa) de óleo de soja
3 xícaras (chá) de água sal e pimenta (a gosto)

Em um recipiente pequeno (bacia) misturar os ingredientes da massa, formar os bolinhos e, fritar em óleo quente. Após a fritura, deixar as almôndegas sobre folha de papel absorvente.

Molho- refogar em óleo quente o pimentão e o tomate, mexendo sempre. Acrescentar o extrato de tomate, o sal e a água. Tampar a panela, abaixando o fogo após a fervura. Cozinhar por cinco minutos. Desligar o fogo e adicionar o cheiro verde. Arrumar as almôndegas em uma travessa e cobrí-las com o molho. Servir em seguida.

ALMÔNDEGAS DE AVEIA E CENOURA
1 xícara de aveia crua
1 xícara de cenoura ralada fino
½ xícara de farinha de rosca
½ xícara de farinha de trigo
2 colh. de sopa de queijo ralado
manjericão
farinha de rosca
sal

Jeito de fazer: Misture todos os componentes e faça pequenas almôndegas e asse em forma untada. Depois de assadas, cozinhe em molho ralo de tomate por 15 minutos.

ALMÔNDEGAS DE LEGUMES

Ingredientes: 100 g de farinha de rosca
200 g de cenoura crua ralada ( no ralo grosso )
200 g de chuchu cru ralado ( no ralo - grosso )
salsinha picada
l0 g de margarina
sal.

Jeito de fazer: Misture todos os componentes e faça as bolinhas. Coloque em forma untada e leve ao forno.
Amendoim doce
01 copo de amendoim cru (250ml)
01 copo de açúcar refinado (250ml)
01 copo de água (250ml)
01 uma colher de sobremesa de fermento em pó

Misturar os três primeiros ingredientes numa panela, levar ao fogo e mexer até soltar do fundo da panela.Retirar do fogo, acrescentar o fermento e mexer até ficar soltinho.Voltar a panela para o fogo para derreter o açúcar que sobrou no fundo. Despejar num tabuleiro e separar os grãos que estiverem grudados e deixar esfriar.
ARROZ COM AÇAFRÃO
2 xícaras de arroz
3 e 1/2 xícaras de água de água fervente
100 gramas de queijo panir cortado em cubos e frito
50 g de uvas passas
50 g de castanha de caju picadas
3 pitadas de açafrão em pó
2 colheres de açúcar mascavo
1 copo de leite quente
1 colher de manteiga clarificada

Modo de Preparo Escolha e lave o arroz em água fria, deixando escorrer por alguns minutos. Coloque as passas de molho em água quente por 15 minutos, depois dissolva o açafrão em 1 copo de leite quente.Numa panela grande, derreta a manteiga, frite o arroz depois despeje a água fervente e mexa bem. Tampe, deixe em fogo baixo e cozinhe por 20 minutos. No final do cozimento, junte o açúcar e o leite com açafrão ao arroz e em seguida as castanhas, o panir em cubos e as passas escorridas. Deixe secar e, antes de retirar, cozinhe por 3 minutos com a panela destampada, depois junte pedacinhos de manteiga. Mexa para separar os grãos e misturar bem.
Arroz com côco e limão
1 xicara de arroz branco de grao comprido
2 xicaras de agua
1 colherzinha de sal
½ colherzinha de curcuma ( pó amarelo)
3 colheres de sopa de ghee o óleo vegetal
½ xicaras de nozes cortadas pela metade
1 colherzinha de semente de mostrada
1 ½ colherzinha de ervilhas partidas pela metade
1/3 xicara de limao natural o suco de limao
3 colheres de cheiro verde o salsinha picadinha
¼ xicara de coco verde ralado
Ferva a agua com sal e a curcuma numa panela com 2 litros de agua em fogo medio.

Esquente o ghee ou o óleo vegetal em fogo baixo em outra panela. Dourar as nozes no ghee. Retira com uma coller e deixar a um lado.

Fritar as sementes de mostrada, as ervilhas partidas até que as sementes se rebentem e as ervilhas estejam douradas.

Colocar o arroz e fritar por uns 2 minutos até que o arroz esteja mas branco . Coloque a agua fervendo con a curcuma. Mexer e deixar ferver. Tampe a panela e deixe ferver em fogo baixo por 15 a 20 minutos até que o arroz tenha absorvido a agua.

Tire o arroz do fogo e deixe com a tampa por mas 5 minutos. Antes de servir o arroz, coloque a nozes, o suco do limao e tambem a ervas aromaticas. Decorar o prato com côco.
ARROZ COM ERVILHA
200g de arroz
250g de ervilha
1/4 de uma couve-flor cortada em pedacinhos
2 tomates picados
3 colheres de manteiga clarificada
1/2 xícara de castanhas de caju picadas e torradas
2 colheres de sopa de manteiga
4 colheres de sopa de gengibre fresco ralado
2 unidades pimentas frescas amassadas
1 colher de chá de cúrcuma
1 pitada de Assa-fétida
2 colheres de chá de coentro fresco picado
Sal marinho a gosto
Pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo ferver a ervilha em água salgada e aromatizada com a cúrcuma, até ficar macio. Numa outra panela, aqueça a manteiga e nela doure o cominho, a pimenta e o gengibre. Junte a assa-fétida e a couve-flor e deixe cozinhar por 15 minutos ou até que comecem a aparecer manchas escuras. Deixe levantar fervura, baixe o fogo e tampe. Mexa de vez em quando para evitar que grude no fundo da panela. Cinco minutos antes de retirar, misture os tomates, a pimenta-do-reino e as castanhas de caju. Antes de servir, deixe derreter um pedaço de manteiga sobre o arroz e guarneça com coentro picado.

Arroz Com Passas e Alecrim

1 xícara de arroz integral cru 560 ml de caldo de legumes 2 colheres de chá de azeite de oliva 2 talos de aipo 2 colheres de sopa de alecrim fresco 2 cebolinhas ¼ colher de chá de pimenta do reino ¼ colher de chá de sal ½ xícara de uvas passas brancas

Preaqueça o forno. Unte uma travessa refratária com um pouco de manteiga. Em uma panela média, aqueça o azeite em fogo médio. Acrescente a cebolinha picada, o aipo e refogue por 3 minutos, mexendo sempre. Acrescente o arroz e deixe refogar até que fique dourado (aproximadamente mais 3 minutos). Acrescente o caldo, as uvas passas, o alecrim, o sal e a pimenta e deixe levantar fervura. Reduza a chama, tampe e deixe cozinhar lentamente por 15 minutos. Transfira para a travessa refratária preparada com antecedência e asse, sem tampar, até que doure, mais ou menos 40 minutos. Para servir, divida em quatro pratos individuais.
Arroz com passas e iogurte
2 xícaras de arroz
3 xícaras e água
2 colheres de chá de manteiga
1 copo de iogurte
1 xícara de passas
1 colher de chá de óleo
1 colher de chá de grãos de mostarda
2 pimentas fortes amassadas ou bem picadas

Lave o arroz e deixe de molho em água fria por 20 minutos. Derreta a manteiga,e frite a mostarda em panela tampada. Em seguida, coloque a pimenta e o gengibre. JUnte o arroz, frite e acrescente a água fervente. Tampe e deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos. Acrescente as passas. deixe por mais 5 minutos no fogo. Quando faltar 2 minutos para retirar do fogo, junte a manteiga e o yogurte, mantendo a panela destampada para que o vapor saia. Pode ser servida tanto quente quanto fria.

Arroz-doce

- 2 xícaras de arroz cozido sem temperos- 1 e 1/2 xícaras de leite de vaca (pode ser leite de soja ou coco também- 1/2 xícara de açúcar cristal- 2 colheres de sopa de margarina vegetal- 1/2 xícara de uva passa- 1 colher de café de canela em pó- 1 colher de café de essência de baunilha- 1 pitadinha de noz moscada e sal

Numa panela coloque o leite e o arroz junto com os outros ingredientes. Cozinhe em fogo baixo mexendo sempre até a mistura engrossar. Espere esfriar e coloque na geladeira. Sirva frio.
Arroz-doce com morangos
1 xícara de arroz lavado e escorrido;
casca de meio limão;
sal;
3 dl de leite;
1 colher de sobremesa rasa de farinha;
1/2 lata de leite condensado.
Para o chantilly e decoração:
1 xícara creme de leite gelado e sem soro
2 colheres de sopa de açúcar;
350 g de morangos limpos e lavados.

Cozinhe o arroz com água temperada com sal e com casca de limão até ficar macio. Adicione o leite a ferver e o leite condensado e misture. Apure durante cerca de 15 minutos ou até o doce estar cremoso, mexendo várias vezes. Coloque numa forma de pudim. Deixe esfriar e leve a geladeira durante algumas horas. Bata o creme de leite com o açúcar até ficarem bem firmes. Desenforme o arroz e decore com o chantilly e com os morangos.
ARROZ INTEGRAL
Use 1 copo ou xícara de arroz integral, juntando com o dobro, mais 1/3, em água. Não use óleo: isso é totalmente desnecessário e o arroz vira uma pasta grudenta. Cozinhe em fogo baixo. Só quando o arroz estiver quase seco, desligue o fogo, acrescente vegetais ou temperos frescos, se preferir. Se desejar pôr sal, ponha-o já no prato. Evite o sal refinado, que é um produto danoso á saúde. Utilize apenas o sal marinho integral (o melhor é não empregar nenhum sal). Todos os restaurantes deveriam proceder assim, pois há pessoas proibidas de comer sal ou que gostariam de ter essa liberdade de escolha. É melhor que o arroz não fique muito mole, já que quanto mais ele for mastigado, mais salutar será o efeito da refeição.

Arroz Integral com abóbora

300grs ( 1 e 1/2 xícara) de arroz
700 ml ( 3 xicaras) de água
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sp de óleo de girassol
1 colher de chá de sal
1/2 kg de abóbora cortada em cubos mais ou menos grandes
Lave e escorra o arroz. Aqueça o óleo e frite. Acrescente a água fervente e o sal. Acrescente a abóbora. Quando a água estiver secando e o arroz estiver macio estará pronto. Salpique salsinha.
ARROZ INTEGRAL C/ BROCOLI E CASTANHA
2 xíc. de arroz integ. pré-cozido
2 colheres de sopa de semente de mostarda
1 cabeça grande de brocoli, picado e pré-cozido
1/2 xíc. de cast. de caju picada.
Pré aqueça o forno e coloque todos os componentes misturando numa forma e asse a 140º graus por 20 minutos.

Arroz Integral com cenoura

300grs ( 1 e 1/2 xícara) de arroz
700 ml ( 3 xicaras) de água
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sp de óleo de girassol
1 colher de chá de sal
1/2 kg de cenoura ralada bem grossa.Lave e escorra o arroz. Aqueça o óleo e frite. Acrescente a água fervente e o sal. Acrescente a cenoura. Quando a água estiver secando e o arroz estiver macio estará pronto. Salpique salsinha.